Jornal Conexão

Após autorização da Justiça, Prefeitura de Bom Despacho realiza vistoria em imóvel fechado

Compartilhe

 

Após conseguir uma autorização da Justiça, a Prefeitura de Bom Despacho realizou uma vistoria nesta terça-feira (23) em um imóvel fechado no Bairro Santa Marta. No local os agentes encontraram focos de mosquito que podem ser do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A assessoria de comunicação do município informou ao G1 que foi necessário requerer uma autorização judicial, pois o proprietário do imóvel não permitiu a entrada dos agentes de endemia no local. Além dos focos, foi encontrado lixo no local.

Agentes de endemia em Bom Despacho eliminaram mais de 40 caminhões de criadouros de Aedes

De acordo com o gerente de Epidemiologia de Bom Despacho, Fernando Júnior, outras seis fiscalizações forçadas, embasadas em decisões judiciais, serão feitas nos próximos dias. Procurada pela reportagem, a Prefeitura informou que as datas para estas vistorias ainda serão marcadas. Os bairros onde as vistorias serão realizadas não foram divulgados.

“Primeiro tentamos entrar com autorização do morador. Só acionamos a Justiça se ele não permitir e insistir em colocar em risco a vida dos vizinhos. É uma questão de saúde pública. O Estado está enfrentando um surto de dengue e pessoas estão morrendo. A Prefeitura não permitirá que pessoas irresponsáveis criem o Aedes aegypti”, afirmou o gerente.

Dengue em Bom Despacho

Segundo dados atualizados pela Prefeitura nesta quarta-feira (24), Bom Despacho teve 21 casos de dengue confirmados em 2019 até o momento. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito em janeiro, apontou um índice de infestação muito alto na cidade.

A porcentagem mínima para se considerar alto risco de epidemia da doença é de 4%, conforme parâmetro do Ministério da Saúde. Na cidade, o encontrado foi de 8,5%.

O LIRAa revelou ainda que 100% dos focos do mosquito estão dentro das residências na cidade.

Fonte: g1.globo.com

%d blogueiros gostam disto: