Jornal Conexão

Conheça Monte Belo/MG

Compartilhe

Monte Belo possui cerca de 13 mil habitantes, sua economia é baseada na agropecuária ( café, milho, feijão, arroz, cana-de-açúcar, pecuária,leite e horticultura). A cidade possui 23 bairros rurais, entre eles os distritos de Juréia e Santa Cruz Aparecida.

A área total do município é de 421 Km quadrados e a cidade está situada à 878 metros de altitude, possuindo o Morro do Mirante com altitude superior à 912 m. A cidade está ligada por rodovias às cidades vizinhas de Areado, Cabo Verde, Muzambinho, Nova Rezende e Alterosa, distando-se mais ou menos 365 Km da capital do Estado, Belo Horizonte – MG.

A população é flutuante pois na época da colheita de cana-de-açucar e café observa-se um crescimento na população de +/- 2.500 habitantes, oriundos do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Estado de Paraná, onde muitos permanecem no município nos bairros Bom Jesus e Santa Rita.

Fotografia de Wilson Orfão

Curiosidade:

O ilustre José Dias Nunes (Tião Carreiro), gravou em 1984 a letra de José Floriano da Costa e ja ouvida por aqueles que gostam de uma moda de viola..

“A berada do telhado é morada do cuitelo
Sanhaço tem pena verde, mora no pé de marmelo
No galho da laranjeira sabiá peito amarelo
No braço dessa viola, mineiro de MONTE BELO
Quando eu entro no catira os meus pés são dois martelos.”

%d blogueiros gostam disto: