Conheça São Bartolomeu/MG

Compartilhe

No final do século XVII, os bandeirantes fundaram São Bartolomeu, às margens do Rio das Velhas. A imponente Matriz, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e o casario colonial são pontos altos do Barroco Mineiro. A festa do Padroeiro, em 24 de agosto, revive as tradições do ciclo do ouro.

Distrito de São Bartolomeu é famoso por sua produção artesanal de doces. A festa da goiaba, de maior tradição, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e seu objetivo é celebrar a colheita da fruta, para produção da tradicional goiabada Cascão. A goiabada de São Bartolomeu foi registrada, igualmente como o queijo minas e outros produtos regionais, como patrimônio imaterial em um programa instituído por força do Decreto 3551 de 2000 do Governo Federal.

São Bartolomeu está a 16 Km de Cachoeira do Campo, distrito às margens da rodovia de acesso a cidade de Ouro Preto e cuja distância é de 70 Km de Belo Horizonte.

São Bartolomeu é um distrito tranquilo que respira a história, a joia do Barroco mineiro conhecido pelos doces e tombado pelo Patrimônio. Tem sua exuberante riqueza cultural e natural, cercado pelo Rio das Velhas e do Parque Florestal Uaimii. O centro de São Bartolomeu, tem como “núcleo” histórico a igrejas de São Bartolomeu com o único sino de madeira do Brasil (1705) e as capelas de Nossa Senhora dos Mercês e de São Fr

ancisco.

%d blogueiros gostam disto: